16 de Abril de 2015

Report: notícias

Relatório Anual da Natura avança em abordagem integrada

A Natura acaba de lançar seu Relatório Anual 2014. Nessa edição, a empresa segue comprometida com a adoção das diretrizes de relato integrado, do IIRC (International Integrated Reporting Council). Bom exemplo é a seção específica dedicada aos riscos e oportunidades, conectada ao texto que apresenta a estratégia de negócio.

Outra evolução diz respeito ao modelo de negócios da Natura, cuja apresentação traz uma visão de toda a cadeia de valor da companhia – da fase de concepção dos produtos até a etapa de uso pelos consumidores – e os principais resultados do ano nos aspectos financeiro e não financeiro.

Lançada em 2014, a nova visão de sustentabilidade norteou a definição da estrutura de relato. Na nova visão, estão as diretrizes estratégicas 2050 e os compromissos 2020 que ajudarão a Natura a se transformar em uma empresa geradora de impacto positivo – grande ambição da companhia.

A estrutura do relatório também considerou os resultados da nova matriz de materialidade, atualizada em 2014. Com base na matriz de temas relevantes, a Natura definiu quais indicadores GRI eram materiais para o negócio e deveriam estar presentes no relatório, como estabelecem as diretrizes da versão G4 - que mais uma vez foram adotadas, na opção Essencial. Em seção específica, disponível em formato PDF para download, foram agrupados os indicadores materiais e os outros indicadores que continuam sendo monitorados pela companhia. O objetivo foi disponibilizar um documento unificado e objetivo para consulta.

A Report foi a responsável pelo conteúdo do Relatório Anual 2014, pela revisão do processo de materialidade, pela correlação com os indicadores GRI e pela coleta e análise dos indicadores.

Formatos

A internet segue como o principal meio da estratégia de divulgação de resultados da Natura. O site hospeda o conteúdo completo do relato, que inclui infográficos animados, vídeos que complementam as informações e uma central de números interativa, em que estão reunidos os principais dados sobre o desempenho da empresa.  

A Natura mantém uma prática de divulgação unificada, em que todas as peças estão alinhadas e se complementam. A primeira publicação é o Relatório de Administração, veiculado no jornal Valor Econômico em 12 de fevereiro. Na sequência, a empresa divulga o relatório anual, nas versões resumida (impressa) e web. Para acessá-lo, visite www.natura.com.br/relatorioanual.