8 de Abril de 2015

Report: notícias

histórias para compartilhar (sobre confiar e escutar)

Você compraria algo fabricado por uma empresa na qual não confia? 71% dos entrevistados para a pesquisa mundial Edelman Trust Barometer disseram que não. E 63% ainda a criticariam para amigos. Mas quando a pergunta é sobre empresas nas quais confiam, 80% compram o produto, e 78% indicam o fabricante para amigos ou conhecidos. 

Realizada pelo 15º ano pela empresa de relações públicas, a pesquisa ouviu 33 mil pessoas em 27 países para medir a confiança da sociedade nos governos, nas empresas, em ONGs e na mídia. O estudo foi apresentado e comentado pelo diretor de conhecimento e pesquisas da Edelman Significa, Rodolfo Araújo, no terceiro encontro da Comunidade Sustainable Brands Brasil, realizado pela report em parceiria com as boas novas, em meados de março (São Paulo).

A manchete do estudo de 2014 foi “Confiança é essencial para a inovação”. E os resultados mostram que instituições falam uma língua, e a sociedade, outra.

A outra história contada no encontro da Comunidade Sustainable Brands foi como a fabricante de cosméticos Natura faz para escutar o consumidor quando o assunto é inovação. Com três anos de vida e participação de cerca de 2 mil consumidores, o Cocriando reúne pessoas tanto via plataforma virtual como em encontros presenciais para discutir um tema. E, a cada encerramento de ciclo, é feita uma curadoria com o conteúdo que saiu dos encontros – virtuais ou presenciais -, que serve de inspiração e direcionador, levando o olhar do consumidor para dentro da empresa. Como disse Juliana Nascimento, coordenadora de Gestão de Redes e Inovação, é preciso que sejamos “guardiões do engajamento”. Afinal, estamos falando de e para seres humanos.

Encontros da Comunidade SB Brasil

  

A cada encontro da Comunidade SB são apresentadas histórias para serem compartilhadas. Em um ambiente acolhedor numa casa com um belo jardim na Vila Madalena (São Paulo), durante uma manhã os participantes têm a oportunidade de escutar, falar e trocar experiências. O que pode ser uma pausa preciosa no dia a dia corrido do mundo dos negócios.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 7 de maio e 16 de julho. Para participar, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

+ para não perder os debates: veja como foi o primeiro e o segundo encontro da Comunidade SB Brasil