Código de conduta

apresentação: nossa cultura

O Código de Conduta da report tem como parâmetro a expressão da nossa cultura e se orienta por princípios. Longe de se resumir a um guia de comportamento, este documento traduz nossas crenças e nossa forma de atuar, baseadas nos valores do comprometimento, da cooperação, da eficácia, da felicidade, da inovação e do protagonismo.

A sua construção partiu de um levantamento para definição dos principais temas que deveriam ser abordados. A consulta foi feita com nossos profissionais (associados e contratados) e nossa rede de parceiros. Essa participação é coerente com nossa atuação colaborativa, pois os parceiros estão presentes em nosso dia a dia, em diferentes posições, em uma relação construída com confiança e afinidade de valores. A rede é formada por jornalistas, consultores, designers, webdesigners, programadores, gestores, revisores, tradutores, fotógrafos, infografistas e produtores de vídeo e áudio.

Dessa forma, o código confere clareza aos nossos padrões e práticas, abordando questões como conduta, integridade e transparência, entre outros temas, e deve orientar a atuação dos profissionais da report, parceiros, fornecedores e clientes.

Para a prática do dia a dia, mantemos um Manual de Processos, compartilhado com a equipe interna e parte da rede, que descreve as etapas de trabalho, papéis e responsabilidades, e auxilia na antecipação de riscos e na tomada de decisão. O guia de processos não apenas padroniza a atuação das diferentes equipes, como garante o atendimento a todos os requisitos e as boas práticas, além de assegurar a qualidade final do nosso trabalho.

sobre a report

Protagonista no mercado brasileiro da inserção da agenda de sustentabilidade nos negócios, a report atua, desde 2002, desenvolvendo soluções integradas de consultoria, comunicação e conhecimento, que auxiliam as empresas em suas jornadas de transformação da gestão e da cultura corporativas.

Ao longo da nossa atuação, contribuímos de maneira importante para a disseminação das diretrizes GRI (Global Reporting Initiative) e a comunicação da sustentabilidade no Brasil. E, desde 2013, participamos da rede de divulgação dos princípios do relato integrado do IIRC (International Integrated Reporting Council).

Ao mesmo tempo em que atua na inserção da sustentabilidade à estratégia e à gestão das empresas, com a elaboração de planejamentos estratégicos, planos de ação, definição de materialidade, seleção de indicadores e criação de modelos de governança, a report também se dedica ao desenvolvimento de uma comunicação que engaja os diferentes públicos e promove a ampliação da consciência, do diálogo e da prestação de contas.

A oferta conjunta de serviços reúne a experiência de anos de trabalho com sustentabilidade, exemplificadas por um portfólio que, em 2017, somava cerca de 700 trabalhos, abrangendo clientes dos mais diversos segmentos e portes. Essa experiência permite, por um lado, acessar iniciativas atuais, experiências pioneiras e tendências futuras e, por outro, desenvolver uma forma de trabalho estruturada, que conecta stakeholders, conhecimento e negócios.

Acreditamos na força da colaboração. O trabalho em rede, conectando parceiros com diferentes habilidades e uma ampla gama de saberes que se complementam, é uma das principais fortalezas da report. Dessa forma, atendemos às características do nosso mercado, marcado por alta demanda, especialização e sazonalidade.

report são pauloreport rio de janeiro

r. dráusio, 484
butantã • são paulo • sp • 05511 010
t 55 11 3051 8400

r. barão da torre, 219
ipanema • rio de janeiro • rj • 22411 001
t 55 21 2556 2677

nossos valores

  • Protagonismo
  • Felicidade
  • Eficácia
  • Comprometimento
  • Inovação
  • Cooperação

nossa crença

A sustentabilidade é a capacidade dos negócios de se conectarem ao espírito do tempo.

nossa gente

A report conta com uma equipe multidisciplinar, com formações que se complementam e se adequam às particularidades de nosso mercado: alta dedicação sazonal e forte necessidade de especialização.

Governança

  • Construímos um modelo de atuação baseado no regime de associação e no qual a governança é praticada com transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. Nossos sócios compartilham da gestão e da tomada de decisão da empresa, acompanhando também o desempenho econômico-financeiro do negócio.

Flexibilidade e autonomia

  • A report valoriza a autonomia e a criatividade de seus profissionais, que têm flexibilidade para gerir o seu próprio tempo. Contamos com a responsabilidade e o comprometimento de todos para a organização de suas tarefas e seus horários de trabalho, de forma a realizar as atividades com excelência e dentro do cronograma planejado.
  • Incentivamos uma relação baseada menos em hierarquias e mais em proatividade e responsabilidade.
  • Mantemos a prática de trabalho remoto e o uso de ferramentas online para a comunicação cotidiana da equipe.
  • Acreditamos que a flexibilidade contribui para a produtividade, a criatividade e o bom clima organizacional, mas sem que isso comprometa a cultura da troca de ideias e integração dos profissionais, nem os compromissos ou reuniões com a equipe e com os clientes. Por isso, recomendamos como prática a definição dos dias de trabalho remoto por semana, respeitando os princípios deste código.
  • O banco de horas, uma ferramenta de autogestão dos profissionais, contabiliza os períodos extras de trabalho. Respeitando o princípio do equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, recomendamos evitar o excesso de horas acumuladas, buscando a melhor solução para atender a demanda de trabalho e evitar a sobrecarga profissional.
  • Esperamos que todos os profissionais da report adotem a postura de dono e se responsabilizem pelo sucesso do negócio. Que zelem pela qualidade do trabalho, identificando oportunidades, evitando desperdícios e cuidando dos clientes. Que cuidem do relacionamento, tanto com clientes quanto com fornecedores, colegas de trabalho e outras empresas ou profissionais contratados diretamente pelos clientes.
  • Temos clientes internos e externos e devemos garantir a qualidade das nossas entregas para quem quer que seja. Esperamos de todos os profissionais, das diferentes áreas, que atuem com lealdade e confiança no desempenho de suas funções, no cumprimento do planejado, no tratamento de informações e conhecimentos, na cooperação em tarefas e na busca pelo sucesso do negócio.
  • O compromisso com a ética e a integridade se aplica a tudo que fazemos e está diretamente associado à nossa reputação. Nossos profissionais têm o dever de conduzir o trabalho e os negócios respeitando a confidencialidade das informações dos clientes, os dispostos neste código e a reputação da report.
  • As relações no ambiente de trabalho devem ser respeitosas. Todas as pessoas são livres e têm direito à individualidade, à privacidade e a um tratamento digno e justo, sem qualquer discriminação. Esses princípios são fundamentais para a criação de um ambiente saudável e harmonioso, propício ao trabalho criativo e inovador.
  • Defendemos e encorajamos o diálogo aberto, favorável a discussões francas e honestas. Problemas e mal-entendidos devem ser resolvidos de forma cuidadosa e com respeito aos colegas, de forma que possamos aprender com os nossos erros.
  • O tratamento entre os colegas deve ser cuidadoso, cortês, respeitoso, com dignidade e equidade, sem assédio, discriminação, bullying ou comportamentos inapropriados, mas também levando em consideração o ambiente informal, de amizade e de intimidade que possa existir entre as pessoas.
  • Também esperamos que nossos profissionais sejam criteriosos em sua conduta em ambientes públicos. Recomenda-se agir com prudência, não expondo sua própria imagem ou a imagem da report de forma negativa.
  • Devemos, ainda, ser muito cuidadosos em nossas comunicações online e offline.
  • Contas de e-mail, equipamentos (notebooks, aparelhos de celular, gravadores etc.) e arquivos de trabalho pertencem à report. Espera-se de todos os profissionais que utilizem de maneira adequada tais ferramentas, especialmente com relação ao manejo de dados fornecidos por nossos clientes.

Aprendizagem contínua

  • A liderança deve reconhecer o mérito das pessoas e propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional.
  • Estimulamos o aprendizado contínuo, incentivando a participação de nossos profissionais em workshops, encontros e treinamentos dentro e fora da report. Do mesmo modo, procuramos dar as condições para que os nossos profissionais desenvolvam atividades de formação acadêmica, promovendo equilíbrio entre o trabalho na report e as atividades em outras áreas de interesse.
  • A report investe, sempre que possível e de maneira criteriosa, na participação dos seus profissionais em cursos e eventos pagos. A decisão sobre quais cursos e eventos e quais profissionais deverão participar leva em consideração a necessidade de adquirirmos conhecimentos específicos ou de estarmos presentes em atividades importantes do ponto de vista institucional ou de negócios.
  • Acreditamos que a flexibilidade de horário e o trabalho remoto também facilitam o planejamento dos profissionais em seu autodesenvolvimento.

Redes sociais

  • As redes sociais fazem parte do dia a dia do nosso negócio e da vida das pessoas. Espera-se dos nossos profissionais o bom senso e a prudência no que é dito ou escrito nas mídias sociais, de forma que não contrarie as normas descritas neste código, prejudique o desenvolvimento do trabalho ou a imagem da report e de seus clientes. Os profissionais devem sempre deixar claro que não representam ou falam em nome da empresa.

Engajamento político

  • A report respeita as convicções políticas de seus profissionais. Atividades cívicas ou políticas devem ocorrer na esfera pessoal, sem nenhuma associação com suas atribuições na report e exercidas fora do ambiente da empresa.
  • De comum acordo entre os sócios, a report poderá se engajar em causas de interesse da sociedade desde que elas incentivem o debate e ajudem a avançar pautas que estejam alinhadas aos nossos valores.

Propriedade intelectual

  • Respeitamos as leis de propriedade intelectual e direito autoral.
  • Valorizamos a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento. Entretanto, informações técnicas, de processo, de mercado e dados de clientes são nossos ativos estratégicos. O resultado do trabalho de natureza intelectual e de estratégias gerado pelo profissional é propriedade exclusiva da report, devendo ser respeitados a confidencialidade e o uso dentro do âmbito da empresa.

Remuneração e benefícios

  • Somos comprometidos com práticas de remuneração que valorizem o desempenho e o conhecimento dos nossos profissionais e que sejam condizentes com o mercado em que atuamos.

Prestação de contas

  • Nossos registros financeiros estão de acordo com os princípios e requisitos em vigor. Coerente com nossa cultura de transparência e nosso modelo de governança, os associados têm acesso a toda a movimentação financeira da empresa. Também apresentamos os resultados financeiros nas assembleias gerais que reúnem todos os associados, bem como são apresentadas as perspectivas futuras e o status do orçamento anual. As reuniões periódicas de acompanhamento financeiro também são abertas aos associados.

Desligamentos

  • O pedido de desligamento deve ser tratado com os gestores das áreas diretamente envolvidos. Espera-se dos associados e dos profissionais CLT, sempre que possível, o aviso prévio da interrupção da relação de trabalho em prazo adequado para o planejamento da transição dos projetos.
  • Ao deixar a report, os profissionais devem devolver equipamentos da empresa como computador, celulares e modems.
  • Nenhum dado de propriedade intelectual da report ou de seus clientes pode ser tomado ou divulgado pelos profissionais que deixam a empresa. Isso envolve metodologias de trabalho, informações de propostas comerciais, dados de pesquisas e levantamentos não públicos ou qualquer informação de clientes.

Respeito aos direitos humanos

  • Acreditamos que a manutenção de um ambiente diverso é uma vantagem competitiva, que estimula a criatividade, a inovação, a geração de conhecimento e a construção de novas soluções. Valorizamos e nutrimos a diversidade em nossa força de trabalho e nossos parceiros.
  • Não toleramos qualquer discriminação em função de origem, etnia, religião, gênero, identidade de gênero, posicionamento político, condição social ou econômica, característica física ou deficiência.
  • Valorizamos os direitos humanos. Formalizamos esse compromisso como signatários do Pacto Global das Nações Unidas, movimento global para adoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Práticas anticorrupção

  • Respeitamos as autoridades públicas, as leis e as normas vigentes e não compactuamos com qualquer atividade que possa caracterizar corrupção nos termos da legislação aplicável.
  • Nossos profissionais ou profissionais da rede de parceiros não oferecerão ou aceitarão ofertas, pagamentos, entretenimento ou serviços que possam ser interpretados como tentativas de influenciar transações comerciais atuais ou futuras.
  • Nossa participação em concorrências ou em qualquer outra forma de contratação envolvendo ente público deve ocorrer em estrito alinhamento a todos os princípios estabelecidos neste código.
  • Não oferecemos qualquer item de incentivo pessoal para garantir negócios. Brindes institucionais e outros gestos de cordialidade, como almoços, sem a finalidade de obter benefícios ou de influenciar uma negociação, podem ser aceitos ou oferecidos.

Conflito de interesses

  • Evitamos situações em que interesses pessoais, financeiros ou outros interesses externos possam se sobrepor aos interesses da empresa. Confiamos na capacidade de julgamento e no cuidado dos nossos profissionais para identificar casos com potencial conflito de interesses.

Segurança da informação

  • As informações sobre metodologias, tecnologias e dados dos clientes são estratégicas para o nosso negócio e devem ser protegidas pelos nossos profissionais. O vazamento de informações não públicas sobre negócios, clientes, práticas, informações comerciais, preços e resultados financeiros pode afetar a confiança dos nossos clientes e a imagem da report.
  • Informações e documentos recebidos de nossos clientes, físicos ou digitais, são protegidos por contratos de confidencialidade, assinados por toda a equipe envolvida em cada projeto. Devemos ter cautela em conversas e reuniões em locais públicos ou mesmo em espaços do próprio escritório compartilhados com colegas de outras equipes.
  • Computadores e celulares devem estar sempre protegidos com senha.
  • O compromisso com a confidencialidade não se encerra com o desligamento da report ou a finalização do projeto contratado.

Equipamentos

  • Zelamos pelos equipamentos de trabalho tais como computadores, celulares e modems.
  • Os profissionais devem ter cuidado com o uso dos recursos digitais, como internet, redes sociais, e-mails e celulares corporativos, rede interna, computadores e outros equipamentos. Sua utilização tem como pressuposto o uso principalmente para fins profissionais, relacionados às atividades da report. É vetado o uso desses recursos para divulgação de propaganda político partidária, acesso ou divulgação de pornografia e prática de atividades ilícitas.
  • A conta de acesso (login) à rede, computador e e-mail é pessoal e intransferível, e a senha de acesso jamais deve ser compartilhada com outras pessoas.
  • Vale lembrar que a proteção do computador e e-mail por senha pessoal é fundamental para evitar que informações confidenciais sobre trabalhos da report e dos clientes sejam compartilhadas indevidamente. O procedimento também assegura o sigilo das informações pessoais.

Nossa rede de parceiros

Trabalhamos com o auxílio de uma rede de profissionais especializados, que atuam em projetos específicos ou de forma temporária, nos períodos de maior volume de trabalho.

  • Contamos com uma rede de parceiros para os períodos de maior demanda de trabalho ou para aquelas atividades que demandam ainda maior expertise. Esses profissionais temporários e freelancers devem atuar de forma coerente com os nossos princípios e com este código de conduta. Não há exigência de exclusividade de atuação, mas a report espera e cobra desses parceiros o comprometimento com a execução do trabalho, o cumprimento do cronograma, o atendimento ao cliente com excelência e a qualidade na entrega. Juntos, geramos e compartilhamos valor.

Relacionamento com a report

  • Para conservar a conexão com a nossa cultura, estamos próximos da rede de parceiros durante todo o ano. Mantemos uma agenda de encontros e treinamentos para compartilhar informações e gerar conhecimento de forma gratuita, contribuindo para o desenvolvimento desses profissionais. Os parceiros devem participar dessas atividades.
  • Dessa forma, garantimos como diferencial da nossa rede de parceiros o alto nível de conhecimento e a atualização em relação às melhores práticas e tendências. Assim, podemos melhor atender nossos clientes.

Relacionamento com os clientes

  • A rede de parceiros é a report diante dos nossos clientes. Por isso, o relacionamento deve ser profissional, cordial e respeitoso. Os parceiros partilham o compromisso de trabalhar pela satisfação dos clientes.
  • Por vezes, o relacionamento com os nossos clientes conta com uma participação intensa de profissionais da nossa rede. Esperamos que esses parceiros não se valham desse relacionamento para celebrar, com os mesmos clientes, negócios da mesma natureza que a report oferece. Sempre que houver possibilidade de ocorrer essa situação, o parceiro deve comunicar o caso à report. Avaliaremos a situação considerando a relação estabelecida entre a report, o parceiro e o cliente (antes, durante e após a execução do projeto).

Remuneração

  • Buscamos remunerar de forma justa e coerente com o volume e a complexidade do trabalho, bem como com os valores praticados pelo mercado no qual atuamos.
  • Remuneramos nossa rede de parceiros de acordo com a complexidade dos projetos e o valor dos contratos.

Confidencialidade

  • Todos os contratos com a rede de parceiros contêm disposições sobre a confidencialidade de informações de clientes e de processos, metodologias e práticas da report, assim como as devidas negociações.
  • O compromisso com a confidencialidade das informações não se encerra com a finalização do contrato. O compromisso deve ser respeitado, de forma que o profissional não obtenha vantagens pessoais a partir da relação construída com a report ou divulgue dados enviados exclusivamente no contexto da execução de um projeto.
  • A rede de profissionais, durante a execução de projetos contratados, deve utilizar o e-mail de trabalho disponibilizado pela report. O acesso a planilhas e outros materiais de trabalho da report se dará a partir desse endereço de e-mail, e o acesso a ele se manterá ao longo de toda a execução do projeto.
  • As informações sobre o contrato celebrado com clientes e com os parceiros da rede são estratégicas para a report. Os profissionais da report devem manter essas informações protegidas e não as divulgar a outros parceiros.

Contratação

  • Nos contratos de trabalho, o profissional da rede deverá assinar um Termo de Referência com a descrição das suas atribuições e suas responsabilidades no projeto contratado. O documento deixa claro o que se espera do parceiro no trabalho, assim como as interfaces e etapas previstas, evitando equívocos ou conflitos no relacionamento.

Nossos clientes

Nossa reputação é assegurada pela integridade, pela geração de valor percebida pelo cliente e pela alta qualidade do trabalho que fazemos. Para seguir com sucesso no nosso negócio, devemos manter alto padrão profissional, buscar a inovação e a oferta de soluções para os desafios de nossos clientes.

O que os nossos clientes esperam de nós

  • Estamos empenhados a inserir a sustentabilidade na estratégia e na gestão de nossos clientes, oferecendo orientações coerentes com as habilidades e competências ofertadas em nosso portfólio de negócios.
  • O relacionamento com os clientes deve ser profissional, ético, cordial e respeitoso. Temos o compromisso de trabalhar pela satisfação dos clientes, atuando de forma proativa, inovadora e com uma abordagem completa para resolver seus problemas.
  • As demandas dos clientes devem ser consideradas e alinhadas com nossos recursos, prazos e este código de conduta.
  • O atendimento do cliente é baseado no respeito aos contratos, prazos e condições negociadas. Também devemos nos comprometer com a confidencialidade das informações que tenham sido compartilhadas conosco. A confidencialidade também se estende à nossa rede de profissionais, fornecedores ou outros parceiros.
  • Nossos profissionais e a nossa rede de parceiros não devem tirar proveito indevido da relação com o cliente ou usar o nome da report para benefício próprio ao lidar, direta ou indiretamente, com nossos clientes privados ou da Administração Pública em todas as esferas.
  • Atividades e relações de negócio, que possam danificar a imagem e os princípios da report, ou representar um risco à empresa, devem ser encerradas. Nossa conduta na relação com o cliente deve ser orientada pela observância das leis e práticas locais e internacionais.
  • Devemos ser cordiais e respeitosos com colegas, clientes e concorrentes quando falamos em situações públicas, online ou quando participamos de diálogos externos. Não devemos agir com abuso de poder, agressão verbal, declarações falsas ou prática comercial injusta.
  • Atuamos com empresas de diversos portes, de diferentes setores e em vários estágios de entendimento da sustentabilidade. É nosso papel apoiar essas empresas sem discriminações ou julgamentos a respeito de seu nível de compreensão e aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável.

O que esperamos dos nossos clientes

  • Nosso trabalho de conectar as empresas à sustentabilidade passa por um comprometimento com elevados padrões éticos e de integridade. Faz parte desse trabalho incentivar a cultura da transparência nas empresas e a inclusão da voz dos stakeholders na tomada de decisão de cada negócio.
  • Na maioria das vezes, os trabalhos são intensos e demandam grande interação e envolvimento entre as equipes da report e dos clientes. É preciso estabelecer uma relação de parceria e de colaboração, marcada pela transparência, pelo diálogo e pela confiança.
  • Entendemos que algumas empresas enfrentam desafios pela ação de uma liderança pouco engajada e consideramos o nosso papel auxiliar estas corporações a reforçar suas práticas de conduta, compliance e sustentabilidade.
  • Por vezes, o relacionamento dos clientes com a report conta com uma presença intensa de profissionais da nossa rede de parceiros. Esperamos que os clientes não assediem esses profissionais para contratá-los de maneira independente. Sempre que houver a possibilidade de ocorrer essa situação, o cliente deve comunicá-la à report.
  • Nos reservamos o direito de recusar propostas ou finalizar contratos nos casos que ferem gravemente os nossos valores. Essas decisões precisam ser aprovadas em assembleia de associados.
  • Esperamos que nossos clientes se comportem de maneira respeitosa com os nossos profissionais.
  • Esperamos que nossos clientes adotem práticas de pagamento justas e sustentáveis. Isso compreende realizar os pagamentos em prazos alinhados com o cronograma dos trabalhos e nas datas acordadas.

Nossos fornecedores

Nossos fornecedores são um elo importante da nossa cadeia de valor. Por isso, queremos que partilhem do nosso sucesso.

  • Nossos fornecedores devem tomar conhecimento deste código de conduta e se comprometer com sua aplicação.
  • É nosso objetivo operar uma cadeia de suprimentos eficiente e sustentável, que faça o melhor uso dos recursos naturais e esteja centrada nas boas práticas comerciais.
  • Não exploramos os nossos fornecedores.
  • Esperamos que nossos fornecedores respeitem as autoridades públicas, as leis e as normas vigentes. Não compactuamos com qualquer atividade que possa caracterizar corrupção nos termos da legislação aplicável.
  • Não aceitamos qualquer item de incentivo pessoal para garantir negócios com nossos fornecedores. Brindes institucionais e outros gestos de cordialidade, como almoços, sem a finalidade de obter benefícios ou de influenciar uma negociação, podem ser aceitos ou oferecidos.
  • Da mesma forma, temos um compromisso com a legislação contábil e fiscal, portanto, não aceitamos relacionamentos comerciais com nossos fornecedores baseados na informalidade. Contribuímos para que os pequenos fornecedores ou parceiros da rede em fase inicial de operação encontrem meios de viabilizar seus negócios e formalizar suas operações.
  • Atuamos de maneira respeitosa com nossos fornecedores e não aceitamos tratamentos que resultem em constrangimento ou abuso de poder econômico.
  • A report não se remunera de bonificação de fornecedores. Bonificação é receber remuneração de terceiros indicados pela report para realização de trabalhos nos nossos clientes.

Nossas práticas de negócio

O modo como fazemos negócio deve estar alinhado à nossa cultura e à integridade que esperamos no mercado em que atuamos. Trabalhamos com empresas que nos valorizem por meio de remuneração justa e relacionamento respeitoso.

Transparência

  • Na prospecção, na concorrência e na contratação, agimos com nossos clientes de maneira transparente e clara. Por isso, nossas propostas técnicas e comerciais devem ser preparadas de maneira a detalhar com precisão os serviços contratados, em especial a sua abrangência e as suas limitações.
  • Entregamos o que prometemos. Oferecemos somente trabalhos que nossos profissionais e nossa rede de parceiros tenham expertise técnica e capacidade de entregar.

Concorrência

  • Devemos superar a concorrência por meio da criatividade, da dedicação e da excelência.
  • Não praticamos o dumping (prática comercial de vender produtos ou serviços por preços abaixo de seu valor justo).
  • Nossos profissionais devem agir de forma íntegra e leal em relação aos nossos concorrentes.
  • Competimos de forma justa. Não atuamos com nossos concorrentes, de maneira formal ou informal, para restringir a concorrência, definir preços ou dividir clientes e mercados.
  • Nossa presença no mercado deve induzir a boas práticas. Por isso, valorizamos o diálogo com nossos concorrentes em torno de assuntos de interesse comum.

Riscos

  • Alguns projetos com prazos ou escopos desafiadores trazem riscos de não serem realizados com a excelência que procuramos oferecer para todos os nossos clientes. Cabe, então, que as equipes envolvidas sejam consultadas pela área de negócios para que tenham voz na decisão de aceitar ou não o trabalho. Em caso negativo, a decisão deve ser comunicada e explicada ao cliente de forma clara e transparente.
  • Atender empresas envolvidas em casos de corrupção, desastres ambientais e tragédias sociais, além de setores controversos, pode trazer risco reputacional e estar em desalinhamento com os valores da report e de seus sócios. A decisão de seguir em frente é uma atribuição da assembleia de associados, que deve levar em conta o nosso papel de apoiar essas empresas na jornada rumo à sustentabilidade.
  • Entendemos que a discrepância entre a proposta técnico-comercial e a execução do projeto deve ser evitada ao máximo, porém, é passível de acontecer. Trabalhamos com o princípio da boa-fé. Acreditamos que ambas as partes, dentro de um espírito de parceria, possam resolver tais diferenças com transparência, respeito, diálogo e bom senso.

Abrangência e gestão do código

O Código de Conduta apresenta de forma resumida o padrão geral de conduta e comportamento que se espera dos profissionais da report e de toda a nossa rede de relações e influência. Este documento reforça o compromisso com nossos valores e princípios fundamentais.

Para garantir o conhecimento e alinhamento com os princípios expostos neste documento, o código de conduta é compartilhado com todos os parceiros e está público em nosso site (www.reportsustentabilidade.com.br/conduta). Toda a equipe interna e a rede de parceiros passou por treinamento sobre o código.

Não pretendemos esgotar o assunto neste documento. Sempre que necessário, o material pode ser revisado e atualizado na busca da melhoria contínua e no atendimento de questões emergentes.

Esperamos que nossos stakeholders, especialmente os nossos profissionais e os profissionais da rede que atuam em nome da report, façam um bom julgamento das questões expostas aqui e possam compartilhar suas dúvidas e seus dilemas.

Sanções

  • Os casos de não observância a este código de conduta serão avaliados pelo Comitê de Ética, que poderá decidir até mesmo pelo rompimento de relações.

Comitê de Ética

  • A gestão do código e de questões relacionadas é feita por um Comitê de Ética, fórum permanente e que pode ser convocado a qualquer tempo em caso de dúvidas ou denúncias. Composto por três membros, sua formação é feita por indicação dos associados para mandatos de um ano.
  • O Comitê deve incluir a presença de pelo menos um representante da direção e um dos associados minoritários. A eleição será feita na primeira assembleia geral dos acionistas de cada ano.

Manifeste-se

  • Defendemos a liberdade de expressão e que todos exponham livremente seus pontos de vista, independentemente de hierarquias ou modelos de relacionamento. Por isso, incentivamos o diálogo e que todos possam expressar suas preocupações ou dúvidas de modo aberto e franco.
  • Se o profissional ou qualquer parceiro da report tiver receio de expor suas dúvidas abertamente, ele pode enviar denúncias de desvios ao que estabelece este código, assim como dúvidas, questionamentos ou sugestões na página da empresa www.report.com.br/conduta. O Comitê de Ética se compromete a manter sigilo sobre a identidade do remetente e também está aberto a receber denúncias anônimas.
  • Não serão permitidas retaliações de nenhuma forma a quem fizer denúncias de desvios, comprovadas ou não. Entendemos que essas manifestações expressam preocupações legítimas, feitas de boa-fé por aqueles que fazem parte ou atuam em conjunto com a report.

dotted_line_bold

contatoarrow_bold

Sua opinião conta! Deixe sua manifestação com sugestões, críticas, dúvidas ou denúncias sobre suspeitas de desvio em relação às diretrizes do nosso código de conduta.

dotted_line_bold