cases

Para além do relato

A experiência na produção de conteúdos voltados à sustentabilidade de empresas dos mais diversos segmentos permite à report oferecer a seus clientes serviços customizados de comunicação. Textos institucionais, podcasts, vídeos, divulgações de resultado e atualizações periódicas em portais corporativos e canais internos estão entre os materiais produzidos. A ideia é permitir aos parceiros de negócios divulgar suas práticas de maneira permanente para os diversos públicos, para além dos ciclos anuais de divulgação de desempenho.

Em alguns clientes com relacionamento contínuo, o foco é utilizar o conhecimento já existente sobre a empresa e garantir a comunicação sobre temas relevantes, em sintonia com as tendências do campo socioambiental. Com base em informações já coletadas para relatórios, questionários, cases e trabalhos de consultoria em sustentabilidade, a report já auxiliou empresas como Nestlé, Dow, Natura, Bradesco, Unilever e Vale na produção de conteúdos que reforçam suas propostas de valor.

A Nestlé já contratou a report para executar campanhas de ativação para os públicos interno e externo. Infográficos segmentados para uso em murais e campanhas de ativação do Relatório Nestlé na Sociedade em redes sociais, além de e-mails marketing customizados para diferentes públicos (como terceiro setor, colaboradores e parceiros de negócios) foram algumas das peças elaboradas. Conheça esses trabalhos aqui.

No caso da Dow Brasil, a report ajudou a empresa a dar impulso aos resultados das Metas de Sustentabilidade no País, com destaque para a produção de peças de divulgação para redes sociais e a publicação Práticas de Sustentabilidade na América Latina, disponível em três idiomas e adotada para dar visibilidade aos projetos de quatro subdivisões regionais em relação a temas socioambientais. Saiba mais aqui.

Na Unilever, textos sobre pesquisa e inovação, governança, meio ambiente, gestão de fornecedores e investimento social foram publicados em seções fixas no site www.unilever.com.br. Em sintonia com o Relatório de Sustentabilidade, inclusive com relação à resposta de alguns indicadores GRI, os materiais fornecem dados importantes sobre as práticas e estratégias da companhia no Brasil.

Já a Natura, parceira da report desde 2007 e referência no segmento, optou por integrar sua gestão socioambiental à divulgação de resultados financeiros. Na página relatorio.natura.com.br, consumidores, investidores e demais públicos podem acessar análises sobre o desempenho dos negócios trimestre a trimestre, além de conhecer os avanços do período em eixos como emissões de carbono, geração de renda e gestão de resíduos. Outro trabalho desenvolvido para a empresa é a produção de conteúdos para comunicação interna, baseados nos temas mais relevantes de gestão.

A report também oferece serviços de comunicação ao longo de todo o ano, em contratos que incluem a produção de material multimídia sobre os negócios, o contexto dos setores e as tendências atuais e futuras nos eixos econômico, social e ambiental. É o caso da parceria feita no início dos anos 2010 com o Bradesco – conteúdos para comunicação interna e externa, publicações e prêmios são produzidos mensalmente para o banco em plataformas e formatos variados, incluindo enquetes, podcasts, quizzes e vídeos. Alguns materiais ficam disponíveis no site www.bancodoplaneta.com.br, assim como o Relatório Anual da instituição.

Outra empresa que contou com o apoio da report é a Vale, líder mundial na produção de minério de ferro. O amadurecimento na gestão e comunicação da sustentabilidade estimulou a empresa a ampliar o conhecimento dos públicos interno e externo em relação ao tema. Em parceria com a report, foram produzidos manuais, guias, textos e conteúdos para abordar aspectos como inovação, voluntariado corporativo, a metodologia de relato da GRI e os principais desafios da empresa.

Trabalhos de comunicação corporativa permitem aos clientes divulgar boas práticas e reforçar proposta de valor