cases

Natura

O desafio de estar à frente

Pioneira na comunicação de desempenho socioambiental no mercado brasileiro, a Natura apresenta ao mercado, desde 2002, relatórios que dialogam com as demandas de seus públicos sobre resultados socioambientais. Parceira estratégica desse processo desde 2007, a Report vem acompanhando a evolução da companhia em seus aprendizados e inovações.

Além de produzir conteúdos para diferentes plataformas, a Report presta uma consultoria ampla à Natura, que inclui, por exemplo, o apoio ao ingresso da companhia no índice Dow Jones de Sustentabilidade 2014, que abrange as empresas com maior valor de mercado e reconhecidas por suas práticas socioambientais e de governança. 

Clareza em compromissos e resultados

 

Dando sequência à sua comunicação de resultados, a Natura apresentou no Relatório Anual 2015 mais um passo rumo ao relato integrado – com base nas diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC). A Report trabalhou no projeto em diferentes frentes, incluindo o desenvolvimento gráfico e a produção de conteúdos.

A empresa avançou na representação gráfica de seu modelo de negócios, que demonstra como é feita a transformação dos capitais, a alocação de recursos e a geração de valor para a cadeia produtiva e os provedores de capital, além de ter aprimorado a conectividade de informações financeiras e não financeiras.

Entre os destaques tratados no documento, está a eficiência do uso de recursos naturais – mais de 80% dos ingredientes utilizados pela Natura têm origem vegetal, naturalmente renovável – e o aumento da reciclabilidade de embalagens. Outros enfoques, fruto de investimentos nos últimos anos, são a gestão do conhecimento, aliando saberes tradicionais, ciência e tecnologia de ponta nos processos de inovação, e o modelo de rede de negócios, que gera renda para quase 1,9 milhão de consultores e consultoras Natura no Brasil, na América Latina e na Europa.

A Natura também assumiu compromissos para gerar impacto positivo para a sociedade por meio da Visão de Sustentabilidade 2020 – que se compromete com metas em diferentes aspectos do modelo organizacional, da rede de relações e de seus produtos e serviços. Esse é um dos temas-chave presentes de forma transversal no Relatório Anual 2015, disponível, como de praxe, em versões online, PDF completo (caderno de indicadores) e para formadores de opinião.

Para acessar o documento, clique aqui.

Referência nos segmentos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, companhia evolui em sua trajetória de gestão da sustentabilidade